Nataly Lopes / Ascom Hospital da Criança de AL
Engasgos ao amamentar, dificuldades na deglutição, problemas na fala. Esses são alguns dos malefícios de quem tem freio lingual, popularmente conhecido como língua presa.
Referência na assistência pediátrica, o Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, dispõe do Serviço de Odontologia, que realiza um procedimento denominado de frenectomia, que retira o freio lingual e proporciona mais qualidade de vida aos pequenos pacientes.
A frenectomia é um procedimento que envolve a remoção ou modificação de um freio, uma pequena dobra de tecido fibroso, que pode estar presente na boca. Existem dois tipos principais: a que trata o freio da língua e a que trata o freio do lábio.
Para a coordenadora do Serviço de Odontologia do Hospital da Criança de Alagoas, cirurgiã dentista Adriana Seabra, assim que diagnosticado o freio lingual, o procedimento deve ser realizado.
“O frênulo lingual pode prejudicar a amamentação, diminuindo o ganho de peso do bebê e aumentando os engasgos, a fala e a deglutição. Aqui no hospital, realizamos a avaliação do freio em conjunto com a equipe de fonoaudiologia e fazemos o procedimento de corte desse freio”, esclarece.
Beneficiado
Noah Climaco, de 7 meses, chegou à unidade com uma bronquiolite e foi internado, mas a partir da avaliação multidisciplinar foi identificado um freio lingual.
“A gente descobriu aqui que ele tinha a língua presa. Meu filho não conseguia amamentar bem, se engasgava muito. Meus outros dois filhos vieram hoje para fazer o corte também”, salienta a mãe das crianças, Gabriela Clímaco.
Serviço
Esse procedimento pode ser realizado em pacientes internos, do ambulatório ou que não façam parte do hospital. Para quem não é paciente da unidade, mas precisa realizar a frenectomia, basta entrar em contato pelo número de WhatsApp (82) 98704-3057.
É preciso apresentar Cartão SUS, CPF e identidade do paciente e do responsável, comprovante de residência e número de telefone.