JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Plano de Defesa de Alagoas é destaque em capacitação das forças de segurança sergipanas

Experiência no enfrentamento ao Novo Cangaço e Domínio de Cidades é apresentada durante evento no interior de Sergipe

31/07/2025 19h40 - Atualizado há 1 dia
Plano de Defesa de Alagoas é destaque em capacitação das forças de segurança sergipanas
Coronel Raumário Jerônimo ministrou nessa quarta-feira palestra sobre estratégias de Alagoas

Roberison Xavier / Ascom SSP
 

A metodologia desenvolvida pela Secretaria da Segurança Pública de Alagoas para aplicação do Plano de Defesa — voltado ao enfrentamento de ocorrências de alta complexidade — se tornou referência nacional e está sendo compartilhada com outros estados. Desta vez, o destaque é uma capacitação promovida pelas forças de segurança de Sergipe, que receberam uma equipe técnica alagoana para orientar a construção do protocolo local de prevenção e repressão.

Na abertura do evento, realizada nessa quarta-feira (30), o chefe especial de Inteligência da SSP/AL, coronel Raumário Jerônimo, ministrou uma palestra sobre a aplicação das estratégias utilizadas pelas instituições alagoanas no combate aos chamados crimes de “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”.

 

Com mais de três anos de experiência prática nesse tipo de enfrentamento, Alagoas tem contribuído com treinamentos, estudos técnicos e doutrinas específicas que vêm sendo compartilhadas com outras unidades da federação.

 

“Estamos contribuindo com as instruções dos agentes de segurança de Sergipe e ampliando a sistematização e atuação regional com base numa doutrina específica. Policiais sergipanos já estiveram conosco durante os nossos simpósios e estudos técnicos, e agora viemos ajudá-los na construção do protocolo próprio”, afirmou o coronel Raumário, que participa do evento ao lado do major Daniel Medeiros e do médico legista Kleber Santana, ambos da SSP alagoana.

 

A iniciativa do estado vizinho, que começou a ser implantada no início do ano, terá sua primeira grande simulação nesta quinta-feira (31), no município de Tobias Barreto, que faz divisa com a Bahia. O exercício simulado de ataque a uma agência bancária testará a eficácia do plano e a capacidade de resposta das forças de segurança em situações de crise.

 

Além das forças estaduais de Sergipe, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, participam da simulação agentes de guardas municipais, policiais militares da Bahia e representantes do setor bancário.

“Esses simulados são importantes para garantir a segurança da população e aprimorar a resposta das forças de segurança em situações de emergência. Já fizemos vários exercícios dessa magnitude em Alagoas e, coincidentemente, hoje também estaremos promovendo mais uma atividade prática como esta na cidade de Delmiro Gouveia”, concluiu o coronel Raumário.

 

Simulado também no Sertão de Alagoas

 

Ainda nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, a SSP/AL realiza mais uma edição do exercício simulado de crimes violentos contra o patrimônio, no município de Delmiro Gouveia. A atividade ocorrerá pela terceira vez na cidade e contará com agentes das forças de segurança, representantes de instituições bancárias, empresas de transporte de valores e integrantes da Companhia Teatral Argemiro Batalha.

 

 

O treinamento inclui simulações com explosões tecnicamente controladas e poderá ser acompanhado pela imprensa e pela população. O objetivo é aprimorar o tempo de resposta das equipes e testar, em cenário realista, a eficiência dos protocolos adotados.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90