JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Sesau treina técnicos das vigilâncias municipais sobre análise de dados das arboviroses

Iniciativa busca fortalecer os municípios no uso de ferramentas de monitoramento contra a dengue, zika e chikungunya

31/07/2025 19h45 - Atualizado há 1 dia
Sesau treina técnicos das vigilâncias municipais sobre análise de dados das arboviroses
Técnicos municipais aprenderam como utilizar o painel de monitoramento sobre as arboviroses

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau
 

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nessa terça (29) e quarta-feira (30), um treinamento de análise de dados das arboviroses. A iniciativa, realizada no Campus II do Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió, foi voltada para coordenadores de vigilância epidemiológica municipais. 

 

As arboviroses são um grupo de doenças infecciosas causadas por vírus transmitidos, principalmente, por artrópodes, como mosquitos. No Brasil, os tipos mais comuns são dengue, zyka, chikungunya e febre amarela e febre do oropouche. 

 

Estas doenças são evitáveis por meio do controle vetorial dos mosquitos transmissores, como o Aedes aegypti, mas, quando não diagnosticadas precocemente e tratadas em tempo oportuno, podem levar o paciente à morte.

 

 

Segundo a Gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, Vanessa Bernardino, o treinamento teve como objetivo fortalecer a capacidade técnica dos municípios na análise da situação epidemiológica das arboviroses. 

"Para isso, durante os dois dias do curso, técnicos em epidemiologia da Sesau apresentaram as ferramentas de monitoramento para resposta oportuna às arboviroses, bem como, ensinaram como utilizá-las de forma eficiente, ágil e eficaz", frisou.

 

Vanessa Bernardino destacou que, durante o treinamento, foram realizados treinamentos práticos para análise de dados epidemiológicos relacionados às arboviroses. Paralelamente, também foram disseminadas estratégias para o controle dos mosquitos transmissores das arboviroses.

 

“Momentos como o treinamento são essenciais para a integração das ações de Vigilância Epidemiológica para combate às arboviroses com a Atenção Primária à Saúde. Na oportunidade, também promovemos o aprimoramento da vigilância voltada à detecção precoce de casos de arboviroses, visando evitar surtos e epidemias de dengue, zika, chikungunya, zika e febre do oropouche”, explicou Vanessa Bernardino.

Para o secretário de Estadual de Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o treinamento faz parte do esforço da gestão estadual em fortalecer o combate a doenças como dengue, zyka, chikungunya e febre do oropouche. 

 

 

“A gestão estadual continua atuando em parceria com o governo federal e municípios para assegurar que a população alagoana esteja sempre segura contra arboviroses e receba assistência em tempo oportuno”, reforçou o gestor da Sesau.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90