Marília Morais / Ascom PMAL
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) iniciou, na manhã desta terça-feira (8), o Curso de Entrevista de Inteligência de Segurança Pública, o Cenisp. A aula inaugural aconteceu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) e reuniu os 53 alunos, sendo 36 da PM alagoana e 17 de corporações coirmãs, além de integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF/AL), Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris/AL) e Polícia Civil (PCAL).
O curso surgiu da necessidade de capacitação específica voltada a profissionais que atuam no cerne da produção do conhecimento em suas instituições. Com carga horária de 54 horas-aula, distribuídas ao longo de uma semana, as aulas foram estruturadas para atender aos preceitos estabelecidos pela Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública, observando a legislação vigente e as diretrizes da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM-AL.
A cerimônia contou com as presenças do promotor de Justiça, Cyro Blatter; do juiz da 16ª Vara Criminal da Capital, Alexandre Machado; do secretário Executivo de Gestão Penitenciária da Seris/AL, Carlos Voss; do subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim; do diretor de Inteligência, tenente-coronel Thiago Duarte, além de oficiais e praças da corporação.
A solenidade teve um momento de fé e agradecimento com o capelão, major Irland Pimentel, e o reconhecimento aos veteranos da PM, com homenagem ao 2º sargento Antônio Bezerra Filho. O militar recebeu as honrarias, com a continência individual prestada pelos PMs presentes.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, destacou a importância da capacitação constante na área. “Sabemos o quanto a atividade de inteligência é relevante e contribui substancialmente para os resultados positivos no combate à criminalidade. Que os senhores possam absorver o melhor das instruções que irão receber ao longo do curso”, desejou o comandante, que recebeu uma homenagem da turma.
O curso
O objetivo do Cenisp é aprimorar as competências técnicas e comportamentais dos militares que atuam na atividade de inteligência, especialmente no que diz respeito à condução de entrevistas, ferramenta essencial para a coleta de informações estratégicas.
Entre os temas abordados nas aulas, estarão princípios da entrevista, comunicação verbal e não verbal, análise comportamental, metodologias de produção do conhecimento e aspectos legais que envolvem a atividade. O curso pretende, ao final, aperfeiçoar os oficiais e praças em profissionais ainda mais conscientes da responsabilidade que envolve o exercício da atividade de inteligência, pautada pela legalidade, imparcialidade e absoluto respeito ao sigilo.