JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Nordeste vive novo momento com avanços econômicos, sociais e na infraestrutura

05/09/2025 16h35 - Atualizado há 6 dias
Nordeste vive novo momento com avanços econômicos, sociais e na infraestrutura
FOTO: Águas de Teresina

O Nordeste está em constante desenvolvimento e avanço. Com investimentos que estão revolucionando a região, o Governo do Brasil está levando uma série de ações e benfeitorias em áreas como habitação, geração de renda e educação. E investimento é que nem chuva boa no sertão; quando cai, muda a vida de todo mundo!

Aquela velha paisagem de solo seco, rachado e a escassez d’água potável, que por séculos simbolizou a região, está ficando no passado. A conclusão da transposição do Rio São Francisco está levando água para regiões do semiárido que sempre sofreram com a estiagem.

Transposição do Velho Chico

Foto: Freepik

O projeto vai transferir água do Velho Chico para garantir segurança hídrica no semiárido de estados como Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A transposição é a maior obra hídrica do Brasil, que vai beneficiar milhões de pessoas. A segurança hídrica, uma necessidade antiga da região, vai impulsionar a economia, a indústria e o comércio de vários estados. É água e prosperidade para muita gente! 

É obra pra todo lado! Novo PAC está potencializando o Nordeste 

Região historicamente desfavorecida, o Nordeste vive um novo momento. O Novo PAC está levando para a região Investimentos em obras e infra-estrutura. 

Arregaçando as mangas para revolucionar a região, o Governo do Brasil fez parceria com estados, municípios, iniciativa privada e movimentos sociais, implementando um conjunto de obras e ações que já estão acelerando o crescimento econômico e a inclusão social. 

Minha casa, Minha Vida em nova versão

O programa habitacional que já realizou o sonho da casa própria de tantos nordestinos está de cara nova.  Na nova versão, o Minha casa, Minha Vida está priorizando a construção de imóveis em localidades que privilegiem a proximidade com comércio e transporte público, por exemplo. Afinal, além de casa, é preciso qualidade de vida.

O programa vai ainda ampliar a oferta de moradias, com a produção de novas unidades ou da requalificação de imóveis para utilização como moradia. 

Educação e saúde no ritmo que o nordestino merece

Na Educação, o Governo do Brasil não brinca em serviço e já faz hoje investimentos pensando no futuro. O Programa Pé-de-Meia, um incentivo financeiro arretado ajuda o jovem a continuar na escola e a sonhar alto. O Pé-de-meia é voltado a estudantes matriculados no ensino médio público e de famílias inscritas no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Foto: Governo de Alagoas

Ainda na Educação, depois de 5 anos sem reajuste, o Governo do Brasil ampliou o investimento em merenda escolar, um fator importante para manter a criançada na escola em localidades menos favorecidas.

Mas pra aproveitar toda essa bonança é preciso saúde! E pra isso a gente conta com o Programa Farmácia Popular. Afinal, cuidar da saúde não pode ficar pra depois. Com o Farmácia Popular, é possível ter remédios 100% gratuitos.

Com o Farmácia Popular, o usuário do SUS tem direito a remédios 100% gratuitos. Somente em 2024, o programa atendeu quase 1500 municípios.

Foto: Agência Brasil

O Farmácia Popular atende 12 indicações, contemplando medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção. Além disso, oferece as fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual, este último colocando a saúde da mulher também como uma prioridade, proporcionando acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor foram beneficiadas com a retirada dos produtos de graça. 

Para se ter uma ideia do tamanho do Farmácia Popular, nesses 20 anos de existência, o programa beneficiou mais de 72,5 milhões de brasileiros.  

O programa Mais Médicos também foi ampliado, para garantir melhor atendimento médico para a população brasileira.

Governo do Brasil


FONTE: por Gilson Monteiro/TNH1
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90