O secretário de Estado de Direitos Humanos, Marcelo Nascimento, está em Brasília para uma série de compromissos estratégicos que prometem abrir novos caminhos para Alagoas. Ao lado do deputado estadual e presidente do PT em Alagoas, Ronaldo Medeiros, Marcelo Nascimento (SEDH) e a Tereza Nelma, Secretária de Pessoa com Deficiência (SECDEF), cumprem uma intensa agenda de dois dias que une diálogo
institucional e articulação legislativa.
A maratona começa na quarta-feira (3/9) às 16h, Marcelo, Tereza e Medeiros participam de audiência com a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, para tratar da execução do planejamento estratégico da Secretaria no estado. Na oportunidade, os secretários Marcelo Nascimento (SEDH) e Tereza Nelma (SECDEF), entregaram a ministra um exemplar do Censo da População em Situação de Rua, realizado recentemente em Maceió e região metropolitana, como parte dos esforços do governo de Alagoas, para implantação do programa federal Ruas Visíveis.
Na quinta-feira (4/9), a agenda se volta para as pautas de inclusão e diversidade.
Pela manhã, está prevista reunião com o ministério dos Povos Indígenas, que tem conduzido uma política histórica em defesa das comunidades tradicionais. À tarde, o secretário se reúne com duas importantes lideranças do Ministério da Igualdade Racial: Clédisson Geraldo dos Santos Júnior, secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SENAPIR), e Tiago Santana da Conceição, secretário de Políticas de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo (SEPAR).
Ainda na quinta-feira (4), teremos agendas institucionais com parlamentares da bancada federal de Alagoas, através de reuniões com senadores e deputados federais.
Segundo Marcelo Nascimento, cada encontro tem um significado para Alagoas:
“É uma agenda que dialoga com as demandas do nosso povo. Estamos construindo parcerias junto ao Governo Federal para que os projetos de direitos humanos deixem o papel e cheguem a quem mais precisa. Nossa missão é transformar a articulação em resultado.”
Relevância da agenda para Alagoas
A participação do deputado Ronaldo Medeiros reforça o compromisso político com a execução concretas das políticas de direitos humanos no estado,garantindo legitimidade e capilaridade na interlocução com o governo federal. Cada encontro estratégico tem potencial de impacto direto na realidade alagoana:
Direitos Humanos (Macaé Evaristo): interlocução técnica que pode desbloquear programas de proteção, redes de atendimento, e financiamento para políticas de combate à pobreza e violência.
●
Povos Indígenas: possibilidade de inclusão de comunidades tradicionais alagoanas em políticas de territorialidade, cultura e proteção ambiental.
●
Igualdade Racial (Clédisson e Tiago Santana): abertura para programas de educação multicultural, ações afirmativas, enfrentamento ao racismo institucional e promoção de inclusão socioeconômica.
Bancada Federal (senadores e deputados federais): possibilidade de direcionamento de emendas parlamentares para fortalecer e ampliar projetos em defesa dos direitos humanos de negros, quilombolas, ciganos, LGBTQIA+, migrantes e população em situação de rua.
Conclusão
Sob a liderança de Marcelo Nascimento e com o respaldo político do governador Paulo Dantas, a agenda em Brasília consolida ações estruturantes para Alagoas. A amplitude dos encontros sinaliza capacidade de diálogo, fortalecimento institucional e avanço no compromisso com a dignidade humana e justiça social. O resultado dessa articulação promete se traduzir em políticas públicas concretas,com foco na redução das desigualdades e fortalecimento das populações mais vulneráveis do estado.