JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Escolas estaduais são destaque na etapa Nordeste da Olimpíada Nacional de Robótica

Escolas Romeu de Avelar, Sebastião Felisberto de Carvalho e Professora Benedita de Castro Lima foram, respectivamente, 1º, 2º e 4º lugares na competição; Romeu de Avelar avança para a etapa nacional em Minas

01/09/2025 12h44 - Atualizado há 3 horas
Escolas estaduais são destaque na etapa Nordeste da Olimpíada Nacional de Robótica
Evento sobre robótica aconteceu sexta e sábado na Escola Sesi Centro

Ana Paula Lins/Ascom Seduc
 

Quatro escolas da Rede Estadual foram destaque na etapa Nordeste da Olimpíada Nacional de Robótica, realizada na última sexta-feira e sábado (29 e 30) na Escola Sesi Centro, em Maceió, e que contou com a presença de instituições públicas e privadas de Alagoas e Pernambuco. As escolas estaduais Romeu de Avelar (Maceió), Sebastião Felisberto de Carvalho (Barra de Santo Antônio) e Professora Benedita de Castro Lima (Maceió) foram, respectivamente, 1º, 2º e 4º lugares na competição. O terceiro lugar foi conquistado por equipe da Escola Sesi Centro.

Promovida pelo Projeto Nativos do Futuro, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Olimpíada Nacional de Robótica é voltada para estudantes do ensino médio e visa aproximá-los da ciência e tecnologia por meio de aulas e desafios gamificados. Na ocasião, as equipes participaram de “uma batalha”, entre carrinhos-robôs montados pelos estudantes.

 

Agora, a equipe da Escola Estadual Romeu de Avelar avança para a etapa nacional da olimpíada, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, no final de outubro.

 

Conquista

 

A Escola Estadual Romeu de Avelar participou da competição com nove estudantes divididos em três equipes, cada uma com três integrantes: Little Giants, Metal Strike e a campeã Metal Force. Todos os jovens fazem parte do projeto "Clube Olímpico: O conhecimento além dos muros da escola". A iniciativa, que conta com bolsas de iniciação científica do Pibic Jr da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), promove o engajamento dos estudantes em diversas olimpíadas de conhecimento, a exemplo das olimpíadas brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Física das Escolas Públicas (OBFEP) e Nacional de Ciências (ONC).

 

Professora de matemática e coordenadora do projeto, Edvânia Ribeiro relembra o passo a passo que trouxe uma conquista inédita para a escola.  “A princípio, nossa ideia era proporcionar aos nossos estudantes uma experiência inédita em robótica. Eles estavam muito animados e muito empenhados e, à medida que foram avançando de fase na competição, a emoção crescia. Eles mereceram muito essa conquista, pois estudaram bastante. Além disso, é uma vitória de toda a Escola Pública, pois mostra o potencial e os talentos que temos em nossa rede. E programas como o Pibic Jr fortalecem essas ações”, avalia Edvânia.

Integrantes da equipe, as estudantes Rakelly Gonçalo e Victória Gabrielly da Silva falaram da conquista na etapa Nordeste e as expectativas para a Nacional.

“O sentimento é um misto de orgulho e dever cumprido. Nós nos esforçamos muito para chegar lá, a pressão era grande, competíamos em uma arena com equipes extremamente capacitadas de Alagoas e Pernambuco. Mas, quando entendemos que precisaríamos estar unidos e trabalhar em equipe, vimos que a vitória era possível”, revela Rakelly.

 

“Participar da Olimpíada Nacional de Robótica foi uma experiência incrível, ainda mais por estar ao lado dos meus amigos. Agora, nossa expectativa é fazermos bonito na etapa nacional em Minas”, conta Victória.

 

A conquista também foi celebrada pela gestora da escola, Elaine Menezes. “Estamos muito felizes pelos nossos meninos e pelos nossos professores. Esta conquista é fruto do nosso Clube Olímpico do Pibic  Jr e tenho certeza que eles representarão muito bem Alagoas, o Nordeste e a Escola Pública na etapa nacional em outubro”, frisa Elaine.

 

Rede Estadual

 

Também brilharam na competição as equipes da Escola Estadual Sebastião Felisberto de Carvalho, da Barra de Santo Antônio, composta pelos estudantes Hiago Kaique, Denilma Mikaelly e Thácito Kaiky , todos sob a orientação dos professores Micarlos e Gerlane ; e da Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, coordenada pelo professor Sindomir Lucena e com participação dos estudantes Adrian da Silva de Almeida e Marcos Anthony Amorim Soledade.

 


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90