Ruana Padilha/ Ascom Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levou, neste domingo (31), mais uma edição do Programa Saúde Até Você ao município de União dos Palmares, com um mutirão de cirurgias eletivas. A ação contou com a parceria do programa Toque de Saúde e foi realizada na Escola Municipal Maria Góes de Barros, garantindo acesso rápido a procedimentos aguardados pela população.
Foram feitas consultas para cirurgias em diversas especialidades, como cirurgia geral, ginecológica, neurocirurgia e de coluna, além de avaliação pré-anestésica. A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Alagoas em descentralizar os serviços de saúde e reduzir o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos.
"O Programa Saúde Até Você tem sido fundamental para garantir que a população tenha acesso contínuo e humanizado aos serviços de saúde. Partimos para mais uma edição após o grande sucesso dos outros momentos, reforçando o compromisso do Governo Paulo Dantas de levar atendimento de qualidade a quem mais precisa", disse o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
A médica pediatra e assessora técnica da Sesau, Marta Celeste, ressalta que o objetivo do programa é levar atendimento resolutivo e humanizado para mais perto das pessoas. “Estamos na 7ª edição do Programa Saúde Até Você, com toda a equipe reunida em União dos Palmares, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, unidos para atender mais de 150 pessoas com necessidade de procedimentos cirúrgicos. O nosso compromisso é encurtar distâncias e dar resolutividade ao SUS em Alagoas e, com o programa, conseguimos agilizar esse atendimento”, pontuou.
O programa é coordenado pela médica Júlia Britto e foi criado para levar assistência médica à população em ações integradas nas comunidades carentes.
Beneficiados
O morador de União dos Palmares José Lívio, de 45 anos, comemorou o atendimento recebido e a marcação da cirurgia de vesícula. “Estou há muito tempo esperando por esse procedimento e, graças ao governador Paulo Dantas, estou saindo já com a data marcada. Se Deus quiser, daqui a oito dias estarei novo em folha. Obrigado!”, destacou.
Já a dona de casa Maria da Silva, de 62 anos, aguardava o procedimento cirúrgico há dois anos. Ela explica que buscou atendimento particular algumas vezes, mas, devido ao valor, não conseguiu realizar a cirurgia de vesícula. “Estou muito satisfeita com o atendimento que recebi hoje. Foi um atendimento rápido e, graças a Deus, irei realizar a minha cirurgia em breve”, disse.
A professora Eliane Lino, de 51 anos, contou que sofria há um ano e meio com dores fortes provocadas por pedras nos rins e que, graças ao mutirão, conseguiu marcar sua cirurgia. “É um alívio muito grande saber que vou poder fazer a cirurgia sem precisar esperar tanto tempo. Estou muito agradecida a todos que me atenderam hoje e que trouxeram essa ação para a cidade”, destacou.