Ascom PMAL
A Polícia Militar de Alagoas promoveu na manhã desta quarta-feira (16) a formatura de conclusão do 20º Estágio Operacional de Rotam. A capacitação teve 28 concluintes, que comemoraram a conquista ao lado de familiares e colegas de farda no auditório do Batalhão, no Farol.
Durante o evento, os formandos receberam oficialmente o braçal com o brasão da Rotam, demonstrando que estão aptos à doutrina de trabalho realizada na unidade. Além disso, veteranos que passaram pelo Batalhão, capitaneados pelo coronel da reserva Mário Jorge, receberam as honras dos policiais presentes. Os instrutores que participaram da execução do estágio também foram homenageados com certificados de agradecimento.
A formatura foi prestigiada por diversas autoridades militares, incluindo o secretário de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro; o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim; e o comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Henrique Jatobá.
Em seu discurso, o coronel Paulo Amorim reforçou a importância da capacitação da tropa e lembrou do trabalho desenvolvido pela Rotam no combate ao crime no estado.
“Estruturar e preparar a tropa do Batalhão de Rotam foi uma das prioridades da nossa gestão. Foram três estágios e dois cursos de Rotam realizados ao longo dos últimos anos, atingindo um número considerável de militares treinados para desempenhar a doutrina empregada na unidade”, destacou o oficial.
20º Estágio de Rotam
Esta edição do Estágio Operacional de Rotam foi realizada com o objetivo de capacitar policiais militares para atuarem como operadores da unidade, conforme os artigos 25 a 27 da doutrina da Rotam. O curso foi estruturado em duas fases (teórica e prática), com carga horária mínima de 100 horas-aula, distribuídas ao longo de duas semanas de intenso treinamento. O estágio teve 32 alunos matriculados e 28 concluintes.