JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90
27/11/2021 às 22h00min - Atualizada em 27/11/2021 às 22h00min

Pesquisa Ipespe: Lula lidera com folga, e Bolsonaro perde pontos para Moro

Um novo levantamento do Instituto Ipespe, divulgado nessa sexta-feira (26), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022

JB

O petista manteve os mesmos 42% que obteve na pesquisa anterior, em ambos os cenários apresentados, e derrota todos os adversários no 2º turno.

Já o presidente Jair Bolsonaro, que vai se filiar ao PL no próximo dia 30, perdeu 3 pontos percentuais para o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos), em relação ao último levantamento, realizado em outubro. Bolsonaro agora soma 25% das intenções de voto, enquanto Moro subiu para 11%.

Ciro Gomes (PDT), que vinha sendo o terceiro colocado na corrida antes da chegada de Moro, recuou 2 pontos, para 9%.

Nos dois cenários do levantamento do Ipespe, o candidato do PSDB aparece com apenas 2%. João Doria (PSDB) e Eduardo Leite (PSDB) ainda disputam o posto de candidato do partido em prévias que devem ser finalizadas até o próximo sábado (27), segundo a legenda.

Outros candidatos, como Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe d’Avila (Novo), não passaram de 2% das intenções de voto em nenhum cenário.
 

A opção "nenhum candidato", "branco", "nulo" ou "não iria votar" foi escolhido por 6% (com Eduardo Leite) e 7% (com João Doria). Nos dois cenários, 2% dos entrevistaram disseram não saber em quem votar ou preferiram não responder.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula também lidera com folga. Com 32%, ele fica à frente de Bolsonaro, com 22%, e de Ciro Gomes e Moro, que empatam com apenas 3% das intenções de voto.

 

2º turno

No segundo turno, Lula também segue com ampla margem sobre seus adversários. Segundo o Ipespe, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente venceria Bolsonaro por 20 pontos percentuais de vantagem: 52% contra 32%.
Contra Moro, Lula teria 51% e o ex-juiz, 34%. Já contra Ciro, o ex-presidente ficaria com 50% e o pedetista, com 27. (com agência Sputnik Brasil)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90