Mais de 4 mil alunos já participaram de palestras sobre prevenção à violência em 2025

Exposições abordam temas como o combate ao uso de drogas, bullying, depressão, gravidez na adolescência, prevenção ao suicídio e garantia de direitos

04/04/2025 21h10 - Atualizado há 11 horas
Mais de 4 mil alunos já participaram de palestras sobre prevenção à violência em 2025
Atividades visam promover um ambiente escolar seguro e saudável, que se estende para o círculo familiar e à comunidade

Everton Dimoni / Ascom Seprev
 

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) tem intensificado ações de conscientização realizadas nas escolas da rede pública e privada de Alagoas. No primeiro trimestre de 2025, mais de 4 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio já foram contemplados com palestras sobre prevenção à violência.

 

As atividades visam promover um ambiente escolar seguro e saudável, que se estende para o círculo familiar e para a comunidade como um todo.

 

“As exposições abordam temas relativos à promoção de uma cultura da paz, como o combate ao uso de drogas, bullying, gravidez na adolescência, ansiedade, depressão, prevenção ao suicídio, os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros assuntos relevantes para o público em idade escolar”, explica o psicólogo, especialista em dependência química da Seprev, Júnior Amaranto.

 

O resultado desse trabalho é refletido no comportamento dos alunos, que espontaneamente conversam com as equipes técnicas, procuram ajuda e entregam itens como cigarros, isqueiros e pods, também conhecidos como vapes ou cigarros eletrônicos.

No mês de março, a equipe foi surpreendida por uma adolescente que entregou uma cartela de lâminas de barbear, que seria utilizada para automutilação. Já na primeira semana de abril, os psicólogos receberam uma carta de despedida, escrita a próprio punho por uma adolescente que planejava tirar a própria vida.

 

Júnior Amaranto destaca a importância da presença do Estado nas escolas para acolher e conscientizar os alunos acerca desses e de outros desafios.

 

“Conseguimos reverter essas situações, conscientizando as alunas e encaminhando-as para o tratamento adequado. A Seprev está presente para ajudar a instituição de ensino nesse tipo de desafio, bem como para acolher e auxiliar o alunado que esteja precisando de suporte. É a presença do Estado fazendo a diferença na vida dessas pessoas”, afirmou o especialista.

Trabalho integrado

 

Outros atores da rede de proteção também participam das ações, como o Conselho Tutelar e as Bases Comunitárias de Segurança. Além de orientar, as equipes realizam atendimentos individualizados, quando necessário, oferecendo escuta sensível aos alunos, auxiliando no enfrentamento de questões emocionais e promovendo uma resolução pacífica para as suas demandas individuais.

 

O assessor executivo de Articulação e Gestão Estratégica da Seprev, Anax Bruno, explica que a secretaria conta com uma equipe multiprofissional, formada por psicólogos, assistentes sociais, advogados e técnicos, que desenvolve um trabalho integrado junto a esse público.

“Com isso visamos prevenir à violência não só no ambiente escolar, mas em toda a comunidade. Por meio de uma conversa direta com os alunos, conseguimos sensibilizá-los e alertá-los sobre questões fundamentais dessa fase da vida. É um trabalho estratégico de prevenção à violência que tem contribuído para a construção de uma sociedade mais pacífica e segura”, afirmou Anax Bruno.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »