Polícia Científica identifica corpos encontrados carbonizados em carro na AL-405

Exames de comparação genética garantiram aos familiares encerrar a procura pelos parentes desaparecidos

03/04/2025 19h00 - Atualizado há 17 horas
Polícia Científica identifica corpos encontrados carbonizados em carro na AL-405
Ascom Perícia Oficial

Pedro Sales* / Ascom Polícia Científica

 

O Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística de Maceió (ICM) divulgou, nesta quinta-feira (3), os laudos periciais que confirmaram a identidade de dois cadáveres carbonizados em um trecho da rodovia na AL-405. Os corpos encontrados no dia 30 de janeiro deste ano estavam dentro de um carro, em uma área de vegetação entre os municípios de Rio Largo e Maceió.

 

Após o exame cadavérico, o Instituto Médico Legal Estácio de Lima (IML) enviou para o Laboratório dentes retirados dos dois corpos carbonizados e material biológico coletado de duas pessoas, que poderiam ser parentes das vítimas. Com técnicas avançadas de genética forense, foram feitas análises comparativas que permitiram identificar os cadáveres.

 

O exame de DNA revelou que as vítimas do crime eram Joelson Júnior Santos Correia (autônomo), de 27 anos, e Roberto da Silva Filho (vigilante), de 32 anos. Ambos eram alagoanos, um era solteiro, o outro casado, mas os dois residiam no bairro Tabuleiro do Pinto, em Rio Largo.

 

A perita criminal responsável pela comparação do material genético, Carmélia Miranda, explicou que quando exposto a altas temperaturas, o DNA sofre degradação térmica. Nesse processo, as moléculas são fragmentadas e a quantidade de material genético recuperável é reduzida, tornando a realização do exame bem mais complicada.  

 

“Esta identificação, precisa e incontestável da identidade, mesmo em casos extremos de deterioração física, como carbonização, garante certeza jurídica para processos legais como inumação, heranças, benefícios e, sobretudo, tranquilidade emocional aos familiares, ao encerrar incertezas provenientes do desaparecimento de parentes”, afirmou a perita criminal.

 

De acordo com o exame de necropsia no IML da Capital, realizado pelo perito médico legista Eduardo Nisiyama, os dois homens foram assassinados com disparos de arma de fogo e logo em seguida, o veículo foi incendiado com os corpos dentro. As famílias já foram comunicadas sobre o resultado positivo e os restos mortais foram liberados para sepultamento.

 

*Sob supervisão 

 

FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »