JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Governo de Alagoas amplia prazo das autorizações de uso da água do Canal do Sertão

Medida garante segurança hídrica até dezembro de 2025, fortalecendo a agricultura e impulsionando o desenvolvimento no Sertão

28/03/2025 18h54 - Atualizado há 3 dias
Governo de Alagoas amplia prazo das autorizações de uso da água do Canal do Sertão
Portarias visam garantir o abastecimento hídrico no Canal do Sertão para milhares de famílias que dependem da irrigação para produzir e sustentar suas atividades no campo

Tiago Di Lucas
 

Foi autorizada a ampliação do prazo das Portarias que regulamentam o uso da água do Canal do Sertão para agricultores e trabalhadores rurais. Com a decisão, oficializada e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quinta-feira (27), as autorizações vencidas ou a vencer em 2025 serão prorrogadas até o final de dezembro deste ano.

 

A Portaria da Semarh nº 065/2025, assinada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, visa garantir o abastecimento hídrico para milhares de famílias que dependem da irrigação para produzir e sustentar suas atividades no campo.

 

 

Com a prorrogação, pequenos produtores, especialmente da agricultura familiar, terão maior previsibilidade para planejar suas safras e manter a produção ativa. "Essa é uma vitória para os agricultores do sertão alagoano, garantindo que a água continue chegando às propriedades rurais, possibilitando o cultivo e impulsionando a economia da região. Essa decisão, autorizada pelo governador Paulo Dantas, demonstra a sensibilidade do Governo de Alagoas com a nossa gente", destacou o secretário Gino César.

 

 

O Canal do Sertão é uma das principais obras estruturantes para o semiárido alagoano, levando água a municípios historicamente afetados pela seca. A prorrogação do prazo das Portarias é uma medida estratégica que fortalece a segurança hídrica e contribui para a permanência das famílias no campo, reduzindo o êxodo rural e promovendo o desenvolvimento sustentável na região.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90