JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Batalhão de Trânsito da PM comemora 55 anos de atuação com reconhecimento e homenagens

Evento ocorreu nessa sexta-feira (28), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello

28/03/2025 18h40 - Atualizado há 3 dias
Batalhão de Trânsito da PM comemora 55 anos de atuação com reconhecimento e homenagens
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, presidiu a solenidade

Marília Morais / Ascom PM-AL
 

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) celebra neste mês de março 55 anos de atuação. Para comemorar a data, a unidade promoveu um evento na manhã dessa sexta-feira (28), no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), reunindo o efetivo do batalhão, autoridades e convidados.

 

A solenidade teve início com as palavras do capelão, tenente-coronel Epitácio Palmeira, que conduziu um momento de fé e agradecimento. Na sequência, seguindo o reconhecimento aos veteranos da Briosa, a PM homenageou o coronel da reserva remunerada Marcus Aurélio Pinheiro. O oficial é ex-comandante da corporação e comandou o BPTran enquanto na ativa. Ele recebeu as honrarias, por meio da continência individual prestada pelos militares presentes.

 

 

Em seu discurso, o comandante do BPTran, major Daniel Souza, destacou a responsabilidade de liderar os oficiais e praças da unidade especializada.

 

 

“É uma grande honra ter recebido esta missão, de estar à frente de uma tropa diferenciada de homens e mulheres que diuturnamente dedicam suas vidas para garantir um trânsito mais seguro. Missão essa que assumi com orgulho e com o objetivo de que, com um trabalho cada vez mais técnico e eficiente, possamos oferecer um serviço ainda melhor à sociedade”, ressaltou.

 

 

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, presidiu a solenidade e salientou a importância do BPTran no contexto da segurança pública.

“É mais da metade de um século de trabalho de uma unidade com atuação extremamente importante. Gostaria de parabenizar os integrantes do Batalhão de Trânsito, pela dedicação com a qual entregam seu serviço à população, orientando, fiscalizando e salvando vidas”, pontuou Paulo Amorim.

 

Homenagens

 

 

Com a entrega de placas, integrantes de instituições parceiras receberam o devido reconhecimento, entre eles o diretor administrativo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Thiago Cassimiro; a supervisora administrativa operacional da Prisma Empreendimentos, Marivânia dos Anjos e o repórter Bruno Rafael França.

 

 

Já entre os militares da unidade que foram homenageados, estavam o subtenente Aurélio Ferreira, o primeiro-sargento Cícero Sabino e o segundo-sargento Genilton Oliveira.

 

 

Completaram a relação dos agraciados o comandante-geral, coronel Paulo Amorim; o comandante da Academia Militar, coronel Mário Xavier; a diretora de Comunicação Social, tenente-coronel Josiene Lima; o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque Agnnes e o major da 3ª Seção do Estado Maior Geral, Cícero Navarro, que comandou o BPTran anteriormente.

Subtenente Aurélio: 36 anos de BPTran

 

 

O subtenente Marcos Aurélio Ferreira possui 36 anos de dedicação ao Batalhão de Trânsito. Profissional querido entre os companheiros, ele ingressou na corporação no ano de 1989 e após o curso de formação, logo foi designado para atuar com o policiamento de trânsito na capital. Atualmente sendo o militar com mais tempo de serviço no batalhão, ele recorda a experiência que adquiriu.

 

 

“São muitos anos aqui, nessa unidade onde já desempenhei inúmeras funções, desde comandante de guarnição a policiamento com motos, e atualmente na função de vistoriador, onde tenho como missão zelar pela nossa frota, para que nossos veículos estejam sempre em boas condições de uso para o serviço operacional”, detalhou.

 

 

Pai de três filhos e avô de dois netos, o subtenente explica que não pretende ter outra experiência na corporação. “Gosto bastante de trabalhar no BPTran. Meu desejo é servir aqui até chegar o momento da reserva remunerada. Tenho certeza que vou levar comigo muita experiência e espero também deixar meu legado às novas gerações de policiais”, enfatizou.

Semana de Capacitação

 

 

Na última semana, a tropa do BPTran passou por um ciclo de capacitação visando atualizar procedimentos e doutrinas relativas ao trânsito. Entre as áreas do treinamento, houve instruções sobre Enfrentamento a Fraudes Veiculares, perpassando temas como Identificação Veicular e Adulterações em Documentos e Chassis.

 

 

Outros temas abordados foram Direito Militar e Técnicas de Combate, onde os militares foram instruídos sobre Transgressões Disciplinares, Crimes Militar e Comum, Técnica Individual de Combate, Transição de Armamentos, Empunhaduras, Posições de Tiro, entre outros.

 

 

Atuação do BPTran

 

 

Inicialmente criado como um núcleo e, posteriormente, vindo a tornar-se uma Companhia de Policiamento de Trânsito, o BPTran comemora seu aniversário em 12 de março, data em que, no ano de 1996, por força do Decreto nº 36.861, a unidade recebeu sua nomenclatura atual.

 

 

 

O BPTran tem como missão executar o policiamento viário, podendo atuar em qualquer parte do território alagoano, orientando, fiscalizando, coibindo o cometimento de infrações e, ao mesmo tempo, combatendo o crime com recobrimento de áreas e contribuindo para a segurança da população alagoana. O batalhão também realiza um trabalho de educação para o trânsito, por meio do Projeto BPTran pela Vida, entre outras ações de cunho educativo.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90