Danielle Cândido / Ascom Uncisal
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) celebrou, nesta quinta-feira (27), a conclusão de mais uma turma dos Programas de Residências em Saúde. O evento, realizado no mega auditório da universidade, marcou o encerramento da trajetória de 39 residentes que, ao longo de dois anos, passaram por intensa formação teórica e prática, atuando diretamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Danielle Cavalcanti, psicóloga formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e concluinte da Residência em Saúde da Família, a experiência foi transformadora. Ela conta que buscou a residência para entender melhor a base do SUS, a atenção básica e primária, e como poderia contribuir para o cuidado desde o início do atendimento. Durante a formação, percebeu que a realidade dos pacientes tem impacto direto na prática profissional, exigindo dos profissionais de saúde uma adaptação constante. “Aprendi a adequar meus conhecimentos às experiências dos usuários”, destacou.
Os programas de residência da Uncisal são estratégicos para a formação de profissionais qualificados em Alagoas. De acordo com a coordenadora-geral das Residências em Saúde, Elaine Nascimento, a definição das áreas de formação leva em conta a demanda local, garantindo que os residentes sejam preparados para os desafios do estado. Além disso, a estrutura do programa prioriza a atuação prática, com 85% da carga horária voltada ao atendimento no serviço de saúde. Segundo Elaine, essa abordagem garante uma alta empregabilidade aos egressos. “Este ano, por exemplo, cinco residentes foram contratados antes mesmo da conclusão do programa”, revelou.
A vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, destacou o esforço e a dedicação dos residentes ao longo da formação. Ela lembrou que o período de dois anos envolveu uma carga horária intensa, com 60 horas semanais de imersão na prática, e ressaltou a qualidade da formação oferecida pela Uncisal. “Vocês tiveram grandes professores, preceptores e o suporte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Hoje, saem com um diploma de residentes com a grife Uncisal, a melhor universidade pública de Alagoas, com conceito máximo pelo Conselho Estadual de Educação. Esse diploma abrirá portas para um futuro promissor”, afirmou.
A formação dos novos especialistas é resultado do trabalho coletivo de tutores, coordenadores, professores, técnicos e profissionais do serviço de saúde, como enfatizou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Mara Ribeiro. Ela reforçou que os residentes foram formados por uma universidade pública, com financiamento do Ministério da Saúde, e que agora têm a responsabilidade de devolver esse conhecimento ao SUS e à sociedade.
Para Cecília Marques, supervisora de pós-graduação lato sensu, o impacto da residência vai além da formação individual dos profissionais. “O mercado está recebendo excelentes profissionais. Ficamos felizes em vê-los finalizando esse processo e sabendo que a sociedade terá profissionais preparados para o atendimento”, afirmou.
Agora, com a certificação em mãos, os novos especialistas seguem seus caminhos profissionais, muitos deles já inseridos no mercado de trabalho, fortalecendo o SUS e a saúde pública de Alagoas.
SOBRE OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA
A Uncisal oferece 13 programas de residência em saúde, distribuídos entre a Residência Médica e a Residência em Área Profissional da Saúde. Na atual turma, 39 residentes concluíram a formação. Entre eles, estão profissionais das áreas de Enfermagem em Neonatologia, Obstetrícia, Psiquiatria e Saúde Mental, Emergência Geral e Atendimento Pré-Hospitalar, Infectologia, Audiologia e Saúde da Família, além de médicos residentes em Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Geral de Família e Comunidade, Pediatria e Psiquiatria.