Fabiano Di Pace / Ascom Sesau
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta sexta-feira (21), uma capacitação sobre prevenção, diagnóstico precoce e enfrentamento do câncer de colo do útero. A ação, que ocorreu na Escola de Governo, no bairro Centro, em Maceió, reuniu médicos e enfermeiros de 56 municípios que formam a I Macrorregião de Saúde de Alagoas.
Para a assessora técnica da Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente (Sumca) da Sesau, Thaynara Bulhões, o evento reforça a importância de medidas preventivas para o combate ao câncer de útero. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) assegura exames de citologia na Atenção Primária, gerenciada pelos municípios.
“O exame é capaz de identificar alterações que possam indicar inflamação, infecção, sangramento ou câncer do útero de forma precoce. Com isso, o tratamento é iniciado em tempo oportuno e são ampliadas as chances de o tratamento ser bem sucedido”, explicou a assessora técnica da Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente da Sesau (Sumca/Sumca).
Já a coordenadora da Sumca/Sesau, Lavínia Rufino, destacou o compromisso da gestão estadual de saúde em fortalecer a assistência à saúde para mulheres em todo o Estado.
“Através de parcerias e investimentos em educação continuada, Alagoas segue aprimorando sua rede assistência e garantindo que todas as alagoanas tenham acesso a serviços cada vez mais resolutivos”, reforçou.
Importância
Para a enfermeira Thayná Magalhães, que atua na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de União dos Palmares, a capacitação para prevenção do câncer do colo do útero foi fundamental para o aperfeiçoamento profissional das equipes de saúde da Atenção Primária.
“A constante capacitação é essencial para que a população receba sempre o melhor atendimento possível, de forma técnica e humanizada”, destacou.