JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Marinha do Brasil, Ufal, Ifal e escolas públicas se unem em ação de limpeza e educação ambiental

Atividade integrou a programação da Semana da Pátria 2025 e teve como objetivo fortalecer ações educativas e a conscientização sobre a preservação ambiental

07/09/2025 15h49 - Atualizado há 4 horas
Marinha do Brasil, Ufal, Ifal e escolas públicas se unem em ação de limpeza e educação ambiental
Projeto Nossa Praia realiza mutirão de limpeza na orla da Pajuçara

Mary Landim / Ascom IMA
 

O Projeto Nossa Praia realizou, nesse sábado (6), um mutirão de limpeza na orla da Pajuçara, em Maceió. A iniciativa foi promovida em parceria com a Marinha do Brasil e o Sinpete (Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

 

A ação reuniu integrantes da Capitania dos Portos de Alagoas, professores e estudantes da Ufal e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além de alunos de escolas públicas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Júnior.

A atividade integrou a programação da Semana da Pátria 2025 e teve como objetivo fortalecer ações educativas e a conscientização sobre a preservação ambiental. Ao todo, foram coletados cerca de 180 quilos de resíduos sólidos ao longo da praia.

 

O consultor do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Meraldo Rocha, destacou a relevância da iniciativa. “É uma satisfação participar dessa ação em um dos atrativos da nossa capital. É muito importante reforçar o cuidado com a natureza e o respeito ao meio ambiente”, afirmou.

O capitão de fragata da Capitania dos Portos de Alagoas, Rodrigo Garcia, ressaltou o papel da instituição. “É uma ação nobre. A Marinha do Brasil zela pela prevenção da poluição hídrica, que é um dos pilares da nossa atuação no estado. Estamos muito felizes de estar aqui nesse evento”, declarou.

 

Para a professora da Ufal e integrante do Sinpete, Vera Pontes, a integração entre as instituições fortalece a educação ambiental. “Para nós, da Universidade Federal de Alagoas, também é motivo de muito orgulho poder estar nessa ação, unindo forças para trabalhar a questão ambiental, principalmente nesse período em que precisamos refletir sobre a crise climática. Estamos com um grupo de estudantes da universidade e também da escola estadual Nélia Campelo, que integram o PIBIC Júnior. Dessa forma, unimos forças pela educação ambiental em Alagoas”, destacou.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90