Nataly Lopes / Ascom Hospital da Criança de AL
Problemas na visão podem impactar o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos mais novos. O alerta é do oftalmologista Adriano Cavalcante, que atua no Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, ao esclarecer as principais dúvidas dos pais e responsáveis sobre a visão na infância.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que as crianças de até 2 anos de idade não devem ser expostas às telas. De acordo com o especialista, além dos celulares e eletrônicos afetarem a visão, pode haver consequências no desenvolvimento motor e neurológico do público infantil.
Sobre o uso das telas, Adriano Cavalcante esclarece que o uso frequente pode causar miopia nas crianças. Essa condição é um erro refrativo comum, que causa dificuldade em enxergar objetos distantes com clareza, enquanto objetos próximos são vistos normalmente.
“A miopia tem alguns fatores que fazem ela surgir, como o fator hereditário, pois pode haver casos na família, mas também é ocasionada pelo formato e o tamanho do olho. Entretanto, existem estudos apontando que o uso excessivo de telas, principalmente muito próximo, podem também ajudar a desencadear essa condição”, explica o médico Adriano Cavalcante.
Exames
Assim que o bebê nasce, é realizado uma série de exames e testes para verificar se o paciente está bem ou tem alguma condição. Entre esses procedimentos está o teste do olhinho que pode identificar algumas alterações visuais que podem ter sido adquiridas durante a gestação.
“O Teste do Olhinho é um exame muito importante que é feito nos primeiros dias de vida. Têm algumas crianças que podem nascer já com algumas alterações visuais, como lesões na retina, desvio nos olhos – que é o estrabismo – e obstrução do canal lacrimal”, afirma o profissional.
Outra dúvida que os pais podem ter é em relação à exposição constante ao sol. O oftalmologista destaca que é importante prevenir as crianças e incentivar o uso de óculos escuros em lugares abertos.
“Muitas crianças gostam de brincar olhando diretamente para o sol e isso deve ser evitado. A radiação ultravioleta pode causar uma lesão irreversível na retina, provocando uma baixa acentuada na visão”, informa o médico.