JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Wendel Palhares: “Mais secretarias municipais de Comunicação facilitam a vida do cidadão”

Presidente da AMA endossa pedido: “Sem institucionalização, não há combate à desinformação”

15/07/2025 19h51 - Atualizado há 11 horas
Wendel Palhares: “Mais secretarias municipais de Comunicação facilitam a vida do cidadão”
Palhares fez o pedido diretamente ao presidente da AMA, Marcelo Beltrão.. Assessoria

Em evento realizado nesta segunda-feira (14), o secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, fez um apelo direto aos prefeitos e à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA): é hora de institucionalizar a comunicação pública nas prefeituras. Segundo ele, apenas 21 dos 102 municípios alagoanos possuem secretarias municipais de Comunicação estruturadas.

“Não se combate desinformação com improviso. Precisamos de uma política de comunicação forte, e isso começa com a institucionalização. Uma comunicação pública estruturada é importante parceira de políticas como saúde ou educação”, afirmou o secretário, durante o evento Proteger e Educar Crianças e Adolescentes no Ambiente Digital, no Centro de Convenções de Maceió.

Ao defender que mais cidades criem pastas específicas para a área, Wendel foi direto: “Mais secretarias municipais de Comunicação facilitam a vida do cidadão. Informação clara, canais oficiais, linguagem acessível: tudo isso contribui para resolver problemas cotidianos e garantir direitos”, destacou.

Palhares fez o pedido diretamente ao presidente da AMA, Marcelo Beltrão, reforçando que é hora de mobilizar os municípios em torno de uma política de integridade da informação. “A sociedade precisa de informação íntegra, acessível e confiável. E isso só é possível se tivermos profissionais, estrutura e responsabilidade institucional nos municípios”, disse.

O presidente da AMA endossou o pedido: “A Comunicação tem que ser tratada como prioridade. Em tempos de LGPD e redes sociais, precisamos qualificar e profissionalizar os canais oficiais dos municípios. A AMA se compromete a apoiar esse avanço.”

Wendel reforçou que essa defesa não é pontual, mas parte de uma estratégia orientada pelo próprio governador Paulo Dantas, que determinou à Secom a missão de transformar a comunicação em política pública transversal e resolutiva. “Não é apenas sobre divulgar governo. É sobre resolver problemas da população com informação verdadeira, acessível e estratégica.”

Alagoas hoje é referência nacional nessa agenda. Em março, o estado lançou o primeiro Núcleo Estadual de Integridade da Informação do país, com foco em combater fake news e formar cidadãos mais críticos e conscientes sobre o ambiente digital.

“A comunicação pública é uma trincheira da democracia. E nossa responsabilidade, como estado pioneiro, é puxar esse movimento também nos municípios. É uma convocação política, institucional e ética”, concluiu o secretário.


FONTE: GazetaWeb
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90