JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Serviço Estadual de Cardiopediatria e Cirurgia Cardíaca Pediátrica completa um mês de funcionamento

Durante esse período, oito crianças passaram por cirurgias de alta complexidade no Hospital do Coração Alagoano

14/07/2025 12h21 - Atualizado há 8 horas
Serviço Estadual de Cardiopediatria e Cirurgia Cardíaca Pediátrica completa um mês de funcionamento
Secretário Gustavo Pontes e o governador Paulo Dantas durante a inauguração do Serviço Estadual de Cardiopediatria

Daniel Tavares / Ascom Sesau
 

Criado para oferecer diagnóstico e tratamento cirúrgico especializado para crianças cardiopatas, o Serviço Estadual de Cardiopediatria e de Cirurgia Cardíaca Pediátrica completou, nesta sexta-feira (11), um mês de implantação.

 

Durante esse período, oito crianças passaram por cirurgias no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, sem a necessidade de deslocamento para outros Estados do país, por meio do Programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC).

 

 

Entre os procedimentos realizados, está o de ligadura de persistência do canal arterial para fechar o canal arterial, de correção de comunicação interventricular, de retirada de sistema de estimulação cardíaca artificial e de correção de coarctação da aorta.

Crianças vindas de vários municípios do Estado e com idades entre 2 meses até 10 anos estão entre as primeiras beneficiadas pelo Serviço Estadual de Cardiopediatria e de Cirurgia Cardíaca Pediátrica.

 

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, frisou que a implantação do Serviço Estadual de Cardiopediatria e de Cirurgia Cardíaca Pediátrica é um marco para a saúde pública de Alagoas. Isso porque, segundo o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o serviço funciona no Hospital do Coração Alagoano, unidade especializada em cardiologia e que integra a Rede Pública Estadual de Saúde. 

 

“Hoje, temos estrutura, equipe especializada e investimento contínuo para cuidar das crianças cardiopatas alagoanas. Esta é mais uma entrega do Governo Paulo Dantas, que aprimora a atenção especializada e a alta complexidade para os alagoanos, começando pela primeira infância. Ao longo da história de Alagoas, as crianças cardiopatas tiveram que migrar para outros Estados em busca de assistência especializada, mas, com o Serviço Estadual de Cardiopediatria e de Cirurgia Cardíaca Pediátrica, asseguramos o tratamento em nosso Estado", ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.

Beneficiada

 

E entre os oito beneficiados pelo Serviço Estadual de Cardiopediatria e de Cirurgia Cardíaca Pediátrica está a pequena Maria Gabriely dos Santos, de 4 anos, que foi a primeira criança a passar por cirurgia no Hospital do Coração Alagoano.

 

Ela está em plena recuperação do procedimento cirúrgico, e a mãe, Rosângela dos Santos, passou a viver aliviada, esperançosa e com o coração repleto de gratidão.

 

“Gostei bastante de como cuidaram da minha filha. Trataram a gente muito bem e de forma bem acolhedora. Ainda bem que hoje podemos contar com o Serviço Estadual de Cardiopediatria e de Cirurgia Cardíaca Pediátrica aqui mesmo em Alagoas e, com isso, não é preciso se deslocar para outro Estado. Estou muito feliz e grata, porque minha filha está se recuperando e, com fé em Deus, terá poderá levar uma vida normal”, disse Rosângela dos Santos.

Cardiopediatria

 

A cardiopediatria trata malformações cardíacas congênitas, uma condição que atinge cerca de 1 em cada 100 recém-nascidos. O Serviço Estadual de Cardiopediatria e de Cirurgia Cardíaca Pediátrica contou com investimentos de mais de R$ 2,3 milhões, custeados integralmente pelo Tesouro Estadual.

 

 

O projeto inclui obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos de alta tecnologia e a contratação de equipes médicas e multiprofissionais.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90