Retirar famílias das áreas de risco pode salvar vidas e é um dos trabalhos primordiais desenvolvidos pela Defesa Civil de Maceió, de forma preventiva. Em 2025, foram interditadas 130 residências com a retirada de famílias desses locais.
O bairro onde mais houve interdições foi o Farol, com 29 ocorrências. As residências foram interditadas por motivos como deslizamento de barreira, edificação com problema de estrutura, desabamento parcial. A retirada das famílias ocorre para que, em caso de desabamento total ou deslizamento de barreira sobre a residência, as pessoas estejam fora do risco e tenham suas vidas preservadas.
Após a interdição do imóvel, a família é atendida pela Diretoria Social da Defesa Civil de Maceió, para ser encaminhada para os benefícios eventuais do município, como o auxílio moradia e, também, para o programa habitacional.
“Os agentes analisam cada caso de forma individual e realizam os encaminhamentos necessários. As assistentes sociais fazem o atendimento para que os direitos de cada família sejam garantidos, de acordo com seus respectivos perfis sociais”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.
Quando a família sai do imóvel, ela pode dirigir-se para a casa de parentes ou amigos. Caso não tenha essa disponibilidade, é encaminhada para um dos abrigos municipais. Em caso de saída temporária, a família pode retornar para a residência após a eliminação do risco. Em casos em que não há solução, ou seja, houve um colapso total do imóvel ou a estrutura está completamente comprometida, a família é cadastrada no programa de habitação para, posteriormente, ser contemplada com um novo imóvel.
“Este trabalho preventivo da Defesa Civil visa salvar vidas, pois havendo desastres maiores, a vida dessas pessoas estará resguardada. Sabemos o quanto é desconfortável sair da nossa casa e ir para outro lugar, mesmo que seja temporariamente, mas a nossa vida é muito mais valiosa”, acrescenta o coordenador-geral.
Acione a Defesa Civil
A população que está em área de risco pode acionar a Defesa Civil Municipal ligando gratuitamente para o telefone 199. Os agentes vão até o local para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias.
Em casos em que já ocorreu o desastre, o órgão indica que a família se retire imediatamente do ambiente e procure local seguro até a chegada dos agentes.