Secretária da Mulher será homenageada na Brazil Conference por sua atuação em defesa dos direitos humanos

Maria Silva foi reconhecida como vencedora do programa Servindo o Brasil por trajetória na luta por justiça social

03/04/2025 18h58 - Atualizado há 22 horas
Secretária da Mulher será homenageada na Brazil Conference por sua atuação em defesa dos direitos humanos
Construção de 100 casas para a comunidade do quilombo Tabacaria foi destaque para a aprovação da secretária Maria Silva no programa Servindo o Brasil

Jaci Lira
 

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, será homenageada na Brazil Conference 2025 por seu trabalho em defesa dos direitos de grupos minoritários e historicamente marginalizados. Reconhecida como uma das vencedoras do programa Servindo o Brasil, Maria se destacou por sua atuação na luta por justiça social e igualdade, promovendo iniciativas e políticas públicas de impacto significativo.

 

Ao todo, aproximadamente duzentas pessoas se inscreveram no programa Servindo o Brasil. A partir desse número, a Brazil Conference escolheu quatro brasileiros, entre eles a secretária Maria, para falar sobre as ações desenvolvidas em seus territórios que impactam positivamente e contribuem para a mudança de realidades.

 

A trajetória da secretária Maria Silva inclui a articulação para o funcionamento 24h da Delegacia da Mulher, um marco na proteção dos direitos das mulheres alagoanas; a construção da primeira Casa da Mulher Brasileira no estado; a construção de 100 casas para o quilombo Tabacaria; além da ampliação de políticas públicas voltadas às populações vulneráveis, incluindo mulheres rurais, quilombolas, indígenas e a comunidade LGBTQIA+.

 

Em 2024, a secretária Maria Silva ganhou ainda mais destaque com sua atuação internacional, ao integrar a comitiva do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas), onde recebeu reconhecimento por suas contribuições na promoção da igualdade e da justiça social.

 

Ainda em 2024, Maria participou da 68ª sessão da Comissão sobre a Condição da Mulher (CSW68) e voltou a participar do evento em 2025, onde acompanhou discussões sobre ações de equidade de gênero em todo o mundo, bem como a urgência de ampliar investimentos e a capacidade das instituições que atuam com a pasta da mulher.

 

Para a secretária Maria Silva, o evento é uma oportunidade de projetar internacionalmente a atuação da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e os avanços do Governo de Alagoas. “Nos últimos anos Alagoas vem avançando muito na implementação de políticas públicas para as mulheres, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e todas as pessoas que presenciaram suas realidades sendo excluídas. É sempre uma honra poder falar das ações que desenvolvemos na Semudh e dos avanços que já alcançamos”, disse.

 

A Brazil Conference é um dos mais prestigiados eventos voltados para a discussão de soluções inovadoras para o Brasil. Realizada anualmente nas universidades de Harvard e MIT, o encontro reúne acadêmicos, líderes e especialistas para discutir os desafios e oportunidades do Brasil, promovendo um ambiente de troca de ideias e desenvolvimento social.

 

A edição de 2025 acontece nos próximos dias 12 e 13 de abril, em Cambridge, nos Estados Unidos, e será transmitida online por meio do canal no YouTube da Brazil Conference (clique aqui).

 

Link: https://www.youtube.com/@BrazilConference


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »