Os moradores do povoado Impueiras, em Feira Grande, na região Agreste do estado, têm um motivo especial para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março). É que, este mês, após a realização de ajustes operacionais, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) começou definitivamente a levar água tratada e encanada para a comunidade.
A empresa já realizou o cadastramento físico de 200 imóveis, está efetivando as ligações domiciliares e pretende expandir o abastecimento para cerca de mil pessoas da comunidade, incluindo a Escola Municipal de Educação Fundamental Maurício Sena de Farias, que atende em torno de 160 alunos, e já foi interligada à rede. Para garantir que o fornecimento de água chegue à localidade, a Casal investiu mais de R$ 1 milhão na expansão do abastecimento do município.
As obras tiveram início em 2019 e o sistema entrou em testes operacionais em novembro de 2023. Para ampliar a área de atuação dessa estrutura hídrica, a Companhia construiu um novo poço de sucção e instalou dois novos conjuntos motobombas de 12.5CV (cavalo-vapor), sendo um operacional e um reserva, na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) Taboca.
Também entrou nesse investimento a construção de um reservatório elevado com duas caixas de 25m³ (metros cúbicos) que, juntas, estocam 50 mil litros de água. Para interligar a elevatória a esse reservatório, a Casal implantou 3.700 metros de rede em PVC defofo com diâmetro de 100mm. Já para levar a água dessa reservação para Impueiras, a Companhia estabeleceu mais 1.130 metros de tubulação PVC PBA (Ponta-Bolsa-Anel, capaz de suportar pressões elevadas de trabalho) com 75mm de diâmetro.
O presidente da Casal, Luiz Neto, afirmou que a empresa continua seguindo a determinação do governador Paulo Dantas, dentro do programa Mais Água Alagoas. “Essa obra feita pela Companhia é algo extraordinário para uma população que nunca teve água tratada e encanada. Isso é muito gratificante para nós, dentro dessa empreitada do Governo do Estado de universalizar o saneamento. Estamos muito felizes em poder contribuir com a melhoria de vida dos alagoanos”, ressaltou.
A dona de casa Josineide Maurício Sena disse que está muito satisfeita com a chegada da água encanada no lugar onde mora com a família. “Eu nasci e me criei em Impueiras, já estou com 55 anos de idade e aqui era muito difícil de viver. Antes a gente pegava água nos tanques dos carros-pipa e nas cacimbas, mas, graças a Deus e à Casal, agora podemos lavar louças, roupas e tomar banho com mais facilidade. Estou muito feliz”, comemorou.
O casal de agricultores José Maurício Sobrinho e Maria Vieira Sena Filha também destacou a chegada da água nas torneiras da casa, no sítio onde reside. “Aqui a gente planta mandioca, macaxeira, batata, feijão e milho; era muito sofrimento para se conseguir água, era preciso esperar a chuva para encher um tanque, depois fizemos uma cacimba, mas a água era salobra. Hoje vivemos num paraíso e temos água à vontade”, disseram.
O diretor-geral da escola, José Aldo dos Santos Bispo, lembrou que a unidade de ensino recebia água de caminhão-pipa, o que dificultava as atividades diárias. “Atualmente, com a chegada da água tratada e encanada, acreditamos na melhoria da qualidade de vida dos estudantes e professores. Queremos, em nome da instituição, deixar nossa gratidão à Casal pela chegada do abastecimento”, destacou.