JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90
22/03/2024 às 11h54min - Atualizada em 22/03/2024 às 11h54min

Povoado Impueiras celebra chegada de água encanada da Casal

Comunidade de Feira Grande era abastecida por meio de carro-pipa

Governo de Alagoas
Dona de casa Josineide Maurício Sena faz agora atividades domésticas com água na torneira
Evilásio Almeida
 

Os moradores do povoado Impueiras, em Feira Grande, na região Agreste do estado, têm um motivo especial para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março). É que, este mês, após a realização de ajustes operacionais, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) começou definitivamente a levar água tratada e encanada para a comunidade.
 

A empresa já realizou o cadastramento físico de 200 imóveis, está efetivando as ligações domiciliares e pretende expandir o abastecimento para cerca de mil pessoas da comunidade, incluindo a Escola Municipal de Educação Fundamental Maurício Sena de Farias, que atende em torno de 160 alunos, e já foi interligada à rede. Para garantir que o fornecimento de água chegue à localidade, a Casal investiu mais de R$ 1 milhão na expansão do abastecimento do município.

 
 

As obras tiveram início em 2019 e o sistema entrou em testes operacionais em novembro de 2023. Para ampliar a área de atuação dessa estrutura hídrica, a Companhia construiu um novo poço de sucção e instalou dois novos conjuntos motobombas de 12.5CV (cavalo-vapor), sendo um operacional e um reserva, na Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) Taboca.

 

Também entrou nesse investimento a construção de um reservatório elevado com duas caixas de 25m³ (metros cúbicos) que, juntas, estocam 50 mil litros de água. Para interligar a elevatória a esse reservatório, a Casal implantou 3.700 metros de rede em PVC defofo com diâmetro de 100mm. Já para levar a água dessa reservação para Impueiras, a Companhia estabeleceu mais 1.130 metros de tubulação PVC PBA (Ponta-Bolsa-Anel, capaz de suportar pressões elevadas de trabalho) com 75mm de diâmetro.

 

O presidente da Casal, Luiz Neto, afirmou que a empresa continua seguindo a determinação do governador Paulo Dantas, dentro do programa Mais Água Alagoas. “Essa obra feita pela Companhia é algo extraordinário para uma população que nunca teve água tratada e encanada. Isso é muito gratificante para nós, dentro dessa empreitada do Governo do Estado de universalizar o saneamento. Estamos muito felizes em poder contribuir com a melhoria de vida dos alagoanos”, ressaltou.

 
 

A dona de casa Josineide Maurício Sena disse que está muito satisfeita com a chegada da água encanada no lugar onde mora com a família. “Eu nasci e me criei em Impueiras, já estou com 55 anos de idade e aqui era muito difícil de viver. Antes a gente pegava água nos tanques dos carros-pipa e nas cacimbas, mas, graças a Deus e à Casal, agora podemos lavar louças, roupas e tomar banho com mais facilidade. Estou muito feliz”, comemorou.

 

O casal de agricultores José Maurício Sobrinho e Maria Vieira Sena Filha também destacou a chegada da água nas torneiras da casa, no sítio onde reside. “Aqui a gente planta mandioca, macaxeira, batata, feijão e milho; era muito sofrimento para se conseguir água, era preciso esperar a chuva para encher um tanque, depois fizemos uma cacimba, mas a água era salobra. Hoje vivemos num paraíso e temos água à vontade”, disseram.

 
 

O diretor-geral da escola, José Aldo dos Santos Bispo, lembrou que a unidade de ensino recebia água de caminhão-pipa, o que dificultava as atividades diárias. “Atualmente, com a chegada da água tratada e encanada, acreditamos na melhoria da qualidade de vida dos estudantes e professores. Queremos, em nome da instituição, deixar nossa gratidão à Casal pela chegada do abastecimento”, destacou.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90