JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90
21/06/2023 às 16h49min - Atualizada em 21/06/2023 às 16h49min

Governador assina empréstimo de R$ 1 bilhão com o Banco do Brasil

Recursos serão utilizados em obras de saneamento, rodovias e fornecimento de água

Governo de Alagoas
Foto: Governo de Alagoas
O governador Paulo Dantas assinou nesta quarta-feira(21), em cerimônia no Palácio República dos Palmares, o empréstimo de um R$ 1,045 bi junto ao Banco do Brasil para investimentos em obras de infraestrutura. Os recursos, que devem chegar a Alagoas dentro de duas semanas, serão utilizados na duplicação e melhoramentos de rodovias estaduais, abastecimento de água no Sertão e saneamento e fornecimento d’água em municípios da região Norte. Pelo contrato, Alagoas terá dez anos para pagar o empréstimo, com um ano de carência. O envio do dinheiro será oficializado durante visita ao estado da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

 

Segundo Paulo, este recurso vai permitir a conclusão da duplicação da AL-220, entre Arapiraca e Delmiro Gouveia, e da AL-115, ligando Arapiraca a Palmeira dos Índios, duas obras aguardadas como muita expectativa pela população. “Obras como estas levam crescimento e desenvolvimento para o estado. Esse é um governo que se preocupa com as pessoas e, após a chegada desses recursos, Alagoas se transformará num grande canteiro de obras”, comemorou o governador.

 

Entre as obras que serão atendidas pelo empréstimo estão ainda a melhoria no fornecimento d'água para 18 cidades do Médio Sertão e da Bacia Leiteira, e o abastecimento e saneamento de cinco municípios da região Norte - Maragogi, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Japaratinga e São Miguel dos Milagres -, beneficiando cerca de 90 mil alagoanos, além dos milhares de turistas que visitam a região.

 

“As obras realizadas no litoral Norte são essenciais para nosso estado porque, além de potencializar novos investimentos turísticos, geram renda para a população e garantem mais autonomia financeira, contribuindo diretamente para a elevação da qualidade de vida de todos", afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Rui Palmeira.

 

Já a secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, fez questão de ressaltar que esse empréstimo só foi obtido graças ao equilíbrio financeiro e fiscal em que Alagoas se encontra, fruto de um trabalho iniciado ainda na gestão do ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho.

 

“Com as contas em dia podemos pegar financiamento com juros menores, o que alivia os cofres públicos”, explicou a secretária, ressaltando que o volume de recursos obtidos com o empréstimo vai aumentar em cerca de 8% a Receita Corrente Líquida do Estado, facilitando o investimento em outras áreas. Além disso, ela lembrou que gastos em saneamento e água são revertidos, com sobras, para as contas públicas. “Cada 1 real investido em saneamento gera um retorno de 4 reais. Mais saneamento significa menos gastos do estado com internações médicas e tratamento de doenças”, explicou.

 

Apoio da Assembleia Legislativa

 

O governador Paulo Dantas fez questão de agradecer à Assembleia Legislativa pela rapidez na aprovação do pedido de empréstimo, ainda no final do ano passado. Segundo o deputado estadual Silvio Camelo, líder do Governo na Casa, a boa convivência entre os dois Poderes foi fundamental para a tramitação rápida do projeto. “A importância dessa harmonia está demonstrada na aprovação desse pedido, que tanto vai ajudar aos alagoanos”, afirmou.

 

Para o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, os recursos irão alavancar dois setores muito importantes para a economia local: o turismo da região Norte e a Bacia Leiteira. “Na região Norte existem grandes hotéis, pousadas e restaurantes que atraem milhares de pessoas todos os anos. Já a Bacia Leiteira necessita de um melhor fornecimento de água para se desenvolver e gerar mais empregos”, disse.

 

A solenidade de assinatura também contou com a presença dos deputados estaduais Remi Calheiros e Léo Loureiro, secretários de Estado e diretores de órgãos públicos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »