JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Prefeitura de Maceió abre inscrições para oficinas presenciais do Plano de Mobilidade Urbana

Segunda etapa da consulta pública acontece nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na Casa da Indústria

16/10/2025 02h30 - Atualizado há 18 horas
Prefeitura de Maceió abre inscrições para oficinas presenciais do Plano de Mobilidade Urbana
Prefeitura de Maceió abre inscrições para oficinas presenciais do Plano de Mobilidade Urbana. Foto: Ascom IPLAM

A Prefeitura de Maceió abriu, nesta quarta-feira (15), as inscrições para a segunda etapa da consulta pública do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMobi). O processo participativo busca reunir contribuições da população para a construção de um plano que torne a mobilidade da cidade mais eficiente, segura, sustentável e inclusiva.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de outubro, e as oficinas participativas serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a partir das 8h, no auditório da Casa da Indústria.

Coordenado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam) e pela Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Parcerias (Saep), com apoio técnico da Fundação Getulio Vargas (FGV), o PlanMobi tem como meta construir, de forma colaborativa, as diretrizes que irão orientar a política de mobilidade da capital nos próximos anos.

A primeira etapa da consulta pública, realizada de forma online, foi voltada ao diagnóstico e mapeamento dos principais desafios enfrentados pela população nos deslocamentos cotidianos. Já a segunda etapa, com oficinas presenciais, será dedicada à construção coletiva do diagnóstico, a partir da discussão dos principais temas relacionados à mobilidade urbana em Maceió.

Para garantir acessibilidade e inclusão, as oficinas contarão com intérpretes de Libras, recursos de audiodescrição e um espaço de recreação infantil, possibilitando a participação de todos os públicos.

A diretora executiva de Estratégia e Planejamento Territorial do Iplam, Paula Rangel, destacou a importância da escuta ativa no processo de construção do plano:

“Nosso objetivo é ouvir as pessoas, entender os desafios enfrentados no dia a dia e, a partir desse diálogo, construir um plano que qualifique os deslocamentos cotidianos. A participação popular é fundamental para garantir a eficiência e a legitimidade dessa política pública”, ressaltou.

Enquanto isso, a consulta pública online segue aberta até o dia 28 de outubro, por meio do formulário disponível em planmobi.maceio.al.gov.br, permitindo que qualquer cidadão contribua com opiniões sobre transporte público, mobilidade ativa, acessibilidade, trânsito e infraestrutura.

Com o avanço do PlanMobi, Maceió reafirma seu compromisso com uma mobilidade urbana planejada, participativa e integrada, promovendo o direito de ir e vir com qualidade, segurança e acessibilidade para todos.


FONTE: Prefeitura de Maceió
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90