Neste domingo (12), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) começou a intensificar os serviços de limpeza em quadras de areia da capital alagoana.
Utilizando as Ecopeneiras, equipamentos eficientes no recolhimento de "microlixos", os garis fazem a higienização de locais para a prática de esportes, tendo em vista a chegada da primavera e o aumento de atividades esportivas.
As Ecopeneiras, idealizadas pelo ativista paranaense Diego Saldanha, é uma das ferramentas que a Prefeitura de Maceio utiliza na limpeza da orla marítima para coletar materiais como bitucas de cigarro, tampas de cerveja, lacres de latas, fragmentos de plásticos, entre outros resíduos que escapam na limpeza tradicional.
Nas quadras de areia, o equipamento também tem a função de coletar cacos de vidro, pedriscos e outros itens que podem ferir as pessoa que utilizam o espaço para praticar esportes.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, ressalta que o órgão tem mapeado estes locais e atuado para contribuir com o lazer e prática de esportes.
"São áreas voltadas para o convívio social, onde crianças e adultos dividem as quadras em atividades físicas e brincadeiras. Nosso cuidado é que essa diversão não seja um problema para quem as utiliza, com pedras ou até outros materiais descartados de forma irregular por pessoas desinteressadas na preservação", alerta.
O trabalho foi iniciado na Praça da V2, que fica na Ponta Verde. Depois disso, a Alurb encaminhará equipes de agentes de limpeza para outros locais, previamente mapeados.