Josenildo Törres / Ascom Hemoal
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoveu, nesta quarta-feira (30), o Curso de Imuno-Hematologia para Biomédicos das Agências Transfusionais da Rede Hospitalar Pública de Alagoas. O evento ocorreu no auditório da unidade Via Expressa, em Maceió, e teve como tema central "Desenvolvendo a Imuno-Hematologia Laboratorial e Pré-Transfusional".
Ministrado pela biomédica e mestra em Análises Clínicas da Bio-Rad, Ana Lúcia Girello, o curso visa qualificar o processo de liberação do sangue para transfusões. Para isso, os biomédicos das agências transfusionais foram o público-alvo do evento, uma vez que são eles os responsáveis pelos exames que atestam a tipagem sanguínea correta dos pacientes que necessitam da transfusão sanguínea.
"Depois que recebemos as doações de sangue e as bolsas passam pelo processo de exames sorológicos específicos, liberamo-nas para as agências transfusionais dos hospitais da rede. Nestas unidades, os biomédicos realizam os testes de compatibilidade para garantir que o paciente receba o tipo sanguíneo que ele realmente necessita e, por isso, capacitar estes profissionais periodicamente é fundamental", ressalta a diretora do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes.
De acordo com a facilitadora do curso, Ana Lúcia Girello, o treinamento visa garantir que todo o processo transfusional ocorra de forma satisfatória. "É um prazer voltar a Alagoas para capacitar os profissionais das agências transfusionais da rede e que recebem sangue coletado pelo Hemoal. Esta capacitação mostra que a Direção da Hemorrede Pública de Alagoas prima pelas boas práticas na área da imuno-hamatologia", pontua
Distribuição de sangue
O Hemoal é o responsável por fornecer sangue e hemocomponentes para as maternidades e hospitais públicos, filantrópicos e contratualizados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O produto é liberado depois de ser captado, processado, examinado e de estar em conformidade com as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).
A I Macrorregião de Saúde é formada por 56 municípios, entre eles Maceió e os situados nos Litorais Norte e Sul, além do Vale do Paraíba e Zona da Mata. Já a II Macrorregião de Saúde é composta pelos municípios localizados pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.