Neide Brandão / Ascom Hospital do Coração Alagoano
Garantir que o paciente receba alta hospitalar com segurança e consciência dos cuidados que precisa manter em casa após uma cirurgia cardíaca. Este é o principal objetivo do Viva Coração, projeto idealizado pelo Serviço de Fisioterapia do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió.
A ação é desenvolvida todos os sábados nas enfermarias da unidade hospitalar, e reúne pacientes, acompanhantes e profissionais. De forma leve e educativa, são repassadas orientações fundamentais sobre o pós-operatório cardíaco domiciliar, período considerado crítico para a recuperação e reintegração à vida social.
“Esse momento de alta é delicado e precisa ser tratado com atenção. O projeto busca justamente preparar o paciente e sua família para lidar com os desafios que surgem fora do ambiente hospitalar, reduzindo riscos de reinternação, complicações e ansiedade nesse retorno para casa”, explica Glauber Schettino, responsável técnico pelo Serviço de Fisioterapia do Hospital do Coração, unidade vinculada à Secretária de Estado da Saúde (Sesau).
O Viva Coração utiliza metodologias ativas que incentivam a participação dos pacientes e acompanhantes no processo de aprendizagem. A equipe utiliza um bingo educativo para discussão e também desenvolveu uma cartilha digital, que reúne todos os temas abordados nos encontros de forma técnica, mas acessível.
Os conteúdos incluem desde cuidados com a cicatrização da cirurgia até temas do dia a dia, como autocuidado, retorno às atividades laborais, adesão aos medicamentos e qualidade de vida. “A cartilha é um reforço importante. Mas o que realmente faz diferença é essa escuta ativa e a troca de experiências durante as rodas de conversa”, destaca a fisioterapeuta Rayane Rocha, que acompanha os encontros.
Aprendizado
A paciente Elizângela de Cássia participou de uma ação do projeto e elogiou a iniciativa. “Nós aprendemos como respirar, como se comportar depois da cirurgia. Eu, por exemplo, não tinha nem noção de como deveria me comportar no pós-cirúrgico. Fiquei muito satisfeita! Que outras pessoas também aprendam como nós”, comentou.
O projeto conta com o apoio da direção e participação da equipe multiprofissional do hospital, fortalecendo a visão de um cuidado integral, que vai além do leito. “Cuidar do coração é também educar, orientar e acompanhar cada passo do paciente na sua jornada de recuperação”, conclui Glauber.