JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Nutrição Clínica é aliada na recuperação de pacientes acometidos por doenças respiratórias

Pacientes acometidos por infecções respiratórias frequentemente apresentam estado nutricional comprometido

11/07/2025 18h00 - Atualizado há 9 horas
Nutrição Clínica é aliada na recuperação de pacientes acometidos por doenças respiratórias
A Nutrição Clínica desponta como peça-chave na recuperação dos pacientes internados em razão de doenças respiratórias

Maju Silva / Ascom Hospital Ib Gatto Falcão
 

Com a chegada dos meses mais frios do ano, o número de internações por doenças respiratórias, como gripes, pneumonias e infecções virais, tende a aumentar significativamente. Em unidades hospitalares de portas abertas, como o Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo, esse cenário exige uma atuação ainda mais integrada das equipes assistenciais e a Nutrição Clínica desponta como peça-chave na recuperação dos pacientes.

 

Durante o chamado Julho da Prevenção, mês em que os cuidados com a saúde ganham destaque devido à sazonalidade das doenças respiratórias, o Serviço de Nutrição Clínica do hospital reforça a atuação estratégica no cuidado dos internados. Pacientes acometidos por infecções respiratórias frequentemente apresentam um estado nutricional comprometido, o que pode agravar o quadro clínico e prolongar o tempo de internação.

 

“A nutrição clínica precisa ser ainda mais vigilante nesse período. Pacientes com quadros respiratórios exigem suporte nutricional individualizado, capaz de preservar a massa muscular, melhorar a imunidade e favorecer a cicatrização e a recuperação funcional”, explica o nutricionista David Braga, coordenador do Serviço de Nutrição do Hospital Ib Gatto Falcão,

 

Entre as ações desenvolvidas pela equipe do Serviço de Nutrição Hospitalar estão a triagem nutricional precoce, realizada entre 24 e 48 horas após a admissão hospitalar. Os profissionais também atuam na personalização das dietas para casos de disfagia, inapetência ou risco de desnutrição, e o monitoramento contínuo da evolução clínica e antropométrica dos pacientes.

A nutricionista Luana Souza, destaca a importância de um olhar atento e humanizado no cuidado nutricional durante o inverno. “Nosso foco é oferecer um atendimento que vá além da prescrição de dietas. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente para garantir que a alimentação seja uma aliada no fortalecimento do organismo e na resposta ao tratamento. A nutrição adequada pode ser decisiva para evitar complicações em quadros respiratórios graves”, destaca.

 

O trabalho conjunto com médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde contribui para uma abordagem multiprofissional eficaz, promovendo desfechos mais rápidos e seguros. A integração entre as equipes é fundamental para reduzir complicações, melhorar o prognóstico e garantir uma recuperação mais eficiente, sobretudo em pacientes mais vulneráveis.

 

 

A experiência do Hospital Ib Gatto Falcão mostra que investir na assistência nutricional hospitalar é essencial para enfrentar os desafios impostos pelas doenças sazonais. No mês de julho, essa atuação ganha ainda mais relevância, evidenciando o papel da nutrição como aliada indispensável na prevenção de agravos e na promoção da saúde dos pacientes internados.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90