Yasmin Henrique / Ascom Seduc
A 1ª Gerência Especial de Educação (GEE), que reúne escolas estaduais da parte baixa de Maceió, de Marechal Deodoro e Paripueira, promoveu nesta quinta-feira (10) o encontro "Ensinar a Aprender: Técnicas de Concentração e Estudos”. O evento, realizado no Centro De Formação Prof. Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Cepa, contou com a participação de representantes dos grêmios estudantis de 35 escolas estaduais que ofertam o Ensino Fundamental – Anos Finais – e o Ensino Médio.
A iniciativa integra o plano de ação da GEE e teve como objetivo preparar os estudantes para serem multiplicadores de técnicas de concentração e estratégias de aprendizagem em suas respectivas unidades de ensino. Cada escola foi representada por dois alunos, membros dos grêmios ou representantes de turma. A expectativa da 1ªGEE é que mais de 10 mil alunos sejam impactados, direta ou indiretamente, pelas formações realizadas nesta quinta-feira.
Foco Enem e Saeb
“Nosso foco é que esses estudantes adquiram técnicas de estudo e foco, não só para o Enem, mas também para as avaliações externas como o Saeb 2025. Eles terão um papel importante ao levar esse conhecimento para suas escolas”, afirmou Adriana Sobral, formadora regional da 1ª GEE.
A técnica de gestão e acompanhamento da GEE, Elza Cavalcante destacou a importância da formação dos estudantes como agentes de transformação. “A realidade nas escolas mostra que o excesso de estímulos tecnológicos prejudica a concentração. Por isso, formamos líderes para que repliquem essas práticas com seus colegas e incentivem uma rotina de estudos mais produtiva”, pontuou.
Encontro para Grêmios
A programação contou com palestras, dinâmicas e relatos. O assessor pedagógico da FGV, Esdras Costa, conduziu uma atividade interativa com balões para demonstrar, de forma lúdica, as dificuldades de manter a concentração e como superá-las. “Identificamos que muitos dos nossos alunos enfrentam baixa autoestima e dificuldades em manter o foco. A proposta é trabalhar isso de forma prática e reflexiva, contribuindo para o sucesso deles”, explicou.
O evento também contou com a participação de ex-alunos da rede estadual que hoje estão no ensino superior, como Maria Julia Laurentino, estudante de Odontologia da Ufal, e Miguel Machado, aluno de Engenharia de Computação, que compartilharam suas experiências e estratégias de aprovação no Enem. “É muito gratificante estar aqui ajudando alunos que, como eu, vêm da escola pública e têm sonhos grandes”, disse Miguel.
A presidente do Grêmio Nova Geração, Ana Beatriz Barreto, da Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros, localizada no Poço, aprovou a iniciativa. “Esse tipo de evento valoriza o aluno da escola pública, mostra que somos capazes e nos prepara melhor para disputar uma vaga na universidade”, afirmou.