JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90

Governo lança nesta quinta cartilha anticapacitismo e entrega documentos a pessoas autistas e com deficiência

A ação é uma iniciativa da Secdef, em conjunto ao Detran, e faz parte das comemorações dos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão

09/07/2025 17h07 - Atualizado há 2 dias
Governo lança nesta quinta cartilha anticapacitismo e entrega documentos a pessoas autistas e com deficiência
Nelma: "atividade faz parte das ações de inclusão e acessibilidade e de promoção da igualdade social"

Marcelo Alves / Ascom Secdef
 

O Governo de Alagoas lança nesta quinta-feira (10), às 9h, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a cartilha “Combata o Capacitismo”. Haverá ainda a entrega de 357 carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e 210 cartões para pessoa com deficiência (PcD). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e conta com o apoio do Detran Alagoas.

 

Segundo Tereza Nelma, a atividade faz parte das ações de inclusão e acessibilidade e de promoção da igualdade social. “A cartilha, que será lançada em Alagoas, traz orientações para o respeito à diversidade humana e enfatiza que o capacitismo resulta em discriminação contra uma pessoa em função da deficiência, bem como traz dicas para substituição de expressões capacitistas que reforçam estigmas e causam sofrimento”, destacou.

 

Além da cartilha anticapacitista, haverá entrega das Cipteas, documento que garante prioridade a serviços públicos, e dos cartões PcD, que dão gratuidade ou desconto no transporte intermunicipal para idosos. “O Governo estadual, por meio da Secdef, tem avançado e ampliado iniciativas de promoção de políticas públicas de acessibilidade e garantia de direitos fundamentais, cidadania e dignidade humana”, ressaltou Tereza.

 

Ainda durante o evento, haverá ciclo de palestras no auditório do Detran que abordarão temas como anticapacitismo e a importância dos Cipteas e cartões PcD’s, direcionadas aos servidores do departamento de trânsito do estado. As famílias que irão receber a Ciptea e o cartão PcD também participarão de palestras. Ainda serão promovidas atividades lúdicas e educativas, no espaço educacional Arena Detranzinho.

 

Lei brasileira de inclusão

  

 

O secretário-executivo da Cidadania, Leandro Carvalho, ressaltou que a iniciativa, que será desenvolvida com o apoio do Detran, integra as atividades comemorativas dos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão. “Para marcar essa uma década da Lei Brasileira de Inclusão, momento histórico para as pessoas com deficiência no país, a Secdef tem feito diversas ações de conscientização e promoção da inclusão social, cidadania e garantia de direitos”, destacou.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
JORNALISMO NEWS  Publicidade 1200x90