27/01/2022 às 18h21min - Atualizada em 27/01/2022 às 18h21min

Carro voador é aprovado em testes na Europa e recebe certificação para voar

Veículo criado na Eslováquia funciona com combustível normal e pode viajar até mil km no ar, segundo seu criador

G1



"AirCar", um carro que se transforma em avião, foi aprovado em testes na Eslováquia e recebeu o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte local após completar 70 horas de voos e mais de 200 decolagens e aterrissagens.

O modelo, equipado com um motor BMW e que funciona com gasolina comum, precisa de 2 minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave. Ao contrário dos protótipos de drone-táxi existentes, ele não consegue decolar e pousar verticalmente, e requer uma pista de decolagem e aterrissagem.
Segundo a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto, os testes realizados seguem os padrões da EASE (Agência Europeia de Segurança da Aviação).
 

“Os desafiadores testes incluíram série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave”, disse a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto.

O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg.

Em julho passado, o veículo realizou um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170 km/h.

A empresa por trás do AirCar afirma que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou "menos de 2 milhões de euros" (R$ 11 milhões) em investimento.
 

Outras iniciativas

 

O mercado de carros voadores é promissor: em 2019, a consultora Morgan Stanley previu que o setor poderia valer US$ 1,5 trilhão em 2040.

A empresa britânica Bellwether recentemente fez uma demonstração de um protótipo do seu veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês), que é uma aeronave similar a um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar.

O que chama atenção no Volar é o seu visual, que lembra o de carros voadores de filmes de ficção científica.

Outro projeto similar é o da fabricante chinesa XPeng, que fez um modelo que se parece com um carro superesportivo "de verdade", mas tem asas e hélices para subir aos ares.

Fabricantes como a Embraer, com sua marca EVE, também estão com projetos no segmento.
 

 
 
 
 
 
 
-
 
 
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »